Sobre compartilhar conhecimento

Para nós do Pandilla, compartilhar os conhecimentos sobre a fotografia sempre foi primordial. Tanto na nossa trajetória como Coletivo, quanto nas ações que viemos propondo ao longo destes quase quatro anos, estabelecer uma relação pedagógica com o conhecimento fotográfico tem sido uma constante.

Nos meses de agosto e setembro desse ano, tivemos a feliz oportunidade de construir junto ao grupo de pesquisas PetGeo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Anita Loureiro, uma proposta de curso que gostaríamos de compartilhar.

A partir dos temas propostos pelo seminário Metrópoles dos Invisíveis e Ação Social: tempo, espaço e movimento; nos dedicamos a pensar como conceitos da fotografia poderiam ser relacionados aos conceitos do próprio seminário, não perdendo de vista que o foco de pesquisas do PETGEO é a área do Porto e as mudanças decorrentes das intervenções naquela região.

Lógico que havia o desejo de aperfeiçoar-se na técnica fotográfica e assim alcançar maior descritividade na pesquisa acadêmica. No entanto apostamos em discutir sobre uma construção fotográfica que não fosse dependente do discurso acadêmico, mas se configurasse em outra forma de expressar o pensamento que se estabelece dentro do próprio grupo.

Propomos aos alunos uma discussão acerca da capacidade da fotografia de representar aquilo que convencionamos chamar de real e ainda como, na própria academia, este processo de busca da verdade, acaba por solapar outros processos criativos que poderiam contribuir para uma outra forma de fazer ciência.

Escolhemos apresentar aos alunos um conjunto de fotógrafos que dentro de suas características pudessem salientar este processo de aproximação e afastamento da realidade.

A produção final dos alunos foi apresentada em uma pequena exposição no Seminário e demonstrou muito da subjetividade de cada um. Produzidas com os equipamentos mais variados, as fotografias denotam o compromisso de cada um com sua pesquisa e também afirmam sua potência discursiva desvinculando-se do uso estritamente ilustrativo.

Agradecemos aos alunos participantes pelo empenho em construir esta proposta e pelos muitos conhecimentos que nos proporcionaram. Com certeza, as intervenções do Coletivo passam por um outro caminho depois desta experiência.

Anúncios

Sobre Coletivo Pandilla

Coletivo Fotográfico – Intervenções com imagens.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s